
Hellboy, o demônio fumante de charutos, sarcástico e de pele vermelha vindo das profundezas do inferno, se tornou um dos personagens mais icônicos da história moderna dos quadrinhos. Criado pelo escritor e artista Mike Mignola, Hellboy estreou nas histórias em quadrinhos em 1993 e rapidamente cativou a imaginação dos fãs com sua mistura de horror gótico, folclore e aventura sobrenatural. Apesar de suas origens demoníacas, o coração de Hellboy pertence ao lado do bem, pois ele trabalha incansavelmente para proteger a humanidade das forças monstruosas e de outro mundo que a ameaçam.
Mas o que torna Hellboy tão cativante não é apenas sua história única ou sua força formidável; é a complexidade de seu personagem. Um herói relutante com um passado problemático, Hellboy lida com seu destino como a "Besta do Apocalipse" enquanto se esforça para construir seu próprio caminho.
Vamos aos círculos internos do inferno para te levar ao mundo de Hellboy, explorando suas origens, aparições cinematográficas e tudo o mais que o tornou uma figura duradoura tanto no mundo dos quadrinhos quanto além. Seja você um fã de longa data ou novo no universo Hellboy, há muito a descobrir sobre este demônio que talvez seja o herói de que precisamos.
"Filho da..."
Bruxa! O que você pensou que íamos dizer?
Anung Un Rama, também conhecido como Hellboy, nasceu em outubro de 1574 de uma mulher humana, Sarah Hughes. Sarah era uma bruxa que ganhou seus poderes sendo aliada do Arquiduque do Inferno Azzael, pai biológico de Hellboy.
Azzael, como um pai bom e presente na vida do menino, amputou a mão direita do bebê para substituí-la pela "Mão Direita da Perdição", uma relíquia demoníaca com muito poder.
Seu plano era travar uma guerra contra o Céu; no entanto, como planos malignos geralmente acontecem, ele falhou e foi aprisionado no gelo pelos outros príncipes do Inferno e enviou seu filho meio-demônio para longe.
Avançando rapidamente para um tempo muito pacífico no reino da Terra, 1944. Rasputin invoca o "destruidor de mundos", neste ponto menos um destruidor e mais um menino, mas ainda infernal, como uma tentativa desesperada dos nazistas de mudar o rumo de sua guerra perdida.
Como ele gosta de fazer uma entrada, Hellboy aparece em uma bola de fogo em uma igreja e é rapidamente levado pelas Forças Armadas dos Estados Unidos. O "macaco vermelho" é então criado pelo Professor Bruttenholm, que lhe dá seu nome, em uma base da Força Aérea, onde nosso demônio é apresentado ao Bureau de Pesquisa e Defesa Paranormal (BPRD), uma organização privada que combate ameaças sobrenaturais.
Subindo na hierarquia corporativa, ele se torna o "maior investigador paranormal do mundo" do BPRD após uma missão bem-sucedida e até mesmo recebe o status de "humano honorário".
Aparentemente, até demônios têm síndrome do impostor; em contato próximo com humanos, Hellboy raspa seus chifres, o que os faz parecer mais óculos do que um traço de sua herança demoníaca.
Isso pode ser uma das coisas mais marcantes sobre sua aparência. Além de ter cascos fendidos, uma mão direita de pedra enorme, ter 2,10m de altura e ser, você sabe... Vermelho!
"Vermelho significa pare!"
Felizmente, para os fãs do ocultismo, neste caso significou continue!
A primeira aparição de Hellboy nos quadrinhos foi em 1993 em San Diego Comic-Con Comics #2. No entanto, ele foi invocado nas páginas alguns anos antes disso.
O personagem "Hell Boy" apareceu pela primeira vez em um panfleto promocional para a Great Salt Lake Comic-Con. Era um desenho em preto e branco de Mike Mignola com o nome do personagem gravado na fivela do cinto do demônio. A imagem, juntamente com uma breve biografia de Mignola, foi publicada no panfleto em 1991 e foi reimpressa em The Art of Hellboy em 2003, ganhando o prêmio Eisner de "Melhor Livro Relacionado a Quadrinhos" em 2004.
Mignola, a princípio, não tinha intenção de levar o conceito adiante, mas, como acontece com muitos criadores, ele não conseguiu resistir aos traços infernais de Hellboy. Ele já tinha histórias em mente que queria contar, só precisava de um cara (ou demônio) para contá-las.
Hellboy foi originalmente oferecido à DC Comics, já que poderia ter sido muito sombrio para o elenco da Marvel. Acontece que era muito sombrio para ambos e acabou sendo publicado independentemente por uma empresa com um nome adequado para o nosso herói demoníaco, a Dark Horse Comics.
"Vou estar dolorido amanhã!"
Seja nosso detetive demoníaco favorito chutando a bunda de forças obscuras nas páginas de quadrinhos ou romances, ou sendo interpretado por demônios e pelo governo dos EUA em videogames e jogos de tabuleiro, ou lidando com forças do mal além da compreensão humana como nazistas em filmes de animação, talvez as adaptações mais conhecidas sejam as que invocaram nosso protagonista para a tela grande.
Hellboy (2004)
Dirigido e escrito por Guillermo del Toro, a primeira iteração da franquia estrela Ron Perlman no papel-título (o favorito do próprio Mignola para o papel), Selma Blair como Liz Sherman, John Hurt como Professor Bruttenholm, Doug Jones como Abe Sapien (dublado por David Hyde Pierce não creditado), Jeffrey Tambor como o Agente Especial do FBI Tom Manning entre muitos outros.
O filme foi principalmente inspirado na HQ de estreia Seed of Destruction, embora tivesse personagens criados apenas para ele. O filme traz um Hellboy carismático, mas sarcástico, trabalhando com o BPRD como investigador para conter ameaças paranormais à humanidade.
Seis anos depois de ser invocado por Rasputin e adotado por Bruttenholm, Hellboy descobre que os discípulos de Rasputin, Ilsa von Haupstein e Karl Ruprecht Kroenen, o ressuscitaram e pretendem, como nazistas e feiticeiros do mal, causar estragos.
Tendo que lidar com a dualidade de ter dois pais, o humano e o supervilão, o garoto do inferno se depara com desafios e escolhas difíceis, tendo que usar toda a sua força sobre-humana para salvar seus aliados, seu interesse amoroso e, claro, o mundo. Sem pressão!
O filme foi geralmente bem recebido pelo público e pela crítica e arrecadou quase 100 milhões de dólares. "Isso é tudo para você!"
Hellboy II: O Exército Dourado (2008)
Também escrito e dirigido por Del Toro, baseado em uma história que ele coescreveu com Mignola, os filmes veem Perlman, Blair, Jones (não dublado desta vez), Hurt e Tambor reprisando seus papéis e, no caso de Doug Jones, adicionando mais dois como O Anjo da Morte e O Camareiro.
Um ano depois de frustrar os planos de Rasputin, o filho do caído se depara novamente com um problema em dobro: sua namorada está grávida de gêmeos!
Ops, desculpe pelos spoilers, isso só acontece no final. Mas antes que ele possa se demitir do BPRD e ter seu "viveram felizes para sempre" infernal, ele tem que enfrentar outros gêmeos, a saber, o Príncipe Nuada, que está procurando a coroa que o permitiria comandar o Exército Dourado e, você adivinhou, destruir a humanidade.
Felizmente, sua irmã gêmea, a Princesa Nuala, escapa com a peça final após o assassinato de seu pai. Enquanto investiga tudo isso, Hellboy se revela ao mundo, para a decepção de Manning e seus superiores.
O filme arrecadou mais de 160 milhões de dólares e foi elogiado pela atmosfera fantástica, pelos tons folclóricos e pelas atuações do elenco. Também recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Maquiagem.
"Ah, porr*!"
Uma sequência para O Exército Dourado estava em andamento em 2009, com Del Toro, Perlman, Jones, Blair e Tambor todos voltando.
Na sequência, intitulada Hellboy III: Mundos Sombrios, Hellboy tenta levar uma vida normal como pai de seus gêmeos recém-nascidos com Liz Sherman. No entanto, ele é logo forçado a confrontar um inimigo formidável que pretende mergulhar a Terra na escuridão e reivindicar o domínio sobre ela.
Infelizmente, em 2017 foi anunciado que a sequência não aconteceria devido à falta de financiamento, mas um reboot aconteceria em seu lugar.
Como fã do trabalho de Del Toro, Perlman disse que ainda adoraria terminar a trilogia que eles começaram, ignorando o reboot.
Hellboy (2019)
Na Tijuana atual, Hellboy mata acidentalmente um agente vampiro que o avisa de um apocalipse iminente. Hellboy é levado de volta ao BPRD e é colocado em uma caçada. Durante a qual, ele é traído e resgatado por uma médium que ele uma vez salvou, chamada Alice Monaghan. Juntos, eles descobrem que os restos de Vivienne Nimue, a maligna Rainha de Sangue que tentou destruir a Inglaterra, mas foi derrotada pelo Rei Arthur, foram roubados e que ela pretende usar Hellboy para provocar o apocalipse.
Enquanto Hellboy descobre mais sobre seu passado, ele aprende que é o herdeiro primogênito do Rei Arthur e a chave para o plano de Nimue. Após uma série de batalhas, Hellboy relutantemente puxa a Excalibur do túmulo de Arthur, liberando demônios do Inferno.
O filme foi o primeiro da série a ser classificado como R e tinha o título original de Hellboy: A Rainha de Sangue. Estrelou David Harbour como Hellboy, ao lado de Milla Jovovich, Ian McShane, Sasha Lane, Daniel Dae Kim e Thomas Haden Church.
Ele se inspirou nas HQs Darkness Calls, The Wild Hunt, The Storm and the Fury, além de Hellboy no México, um romance de Mignola.
Arrecadou pouco mais de 55 milhões de dólares, teve críticas negativas e foi, no geral, considerado um fracasso de bilheteria. "Boom!"
Hellboy: O Homem Torto (2024)
Aparentemente, a esperança é a última a morrer, mesmo entre demônios, porque nosso grande homem vermelho ganhou mais um reboot.
Dirigido por Brian Taylor e adaptado para as telas por Taylor, Christopher Golden e Mignola, baseado na minissérie The Crooked Man escrita por este último, o filme estrela Jack Kesy como protagonista, com Jefferson White e Adeline Rudolph.
Na década de 1950, os agentes do BPRD Hellboy e Bobbie Jo Song estão transportando uma aranha sobrenatural tóxica de trem pelas Montanhas Apalaches quando a criatura cresce para um tamanho monstruoso e escapa após descarrilar o trem. Encalhados, eles encontram Tom Ferrell, um homem local em busca de redenção por pecados passados, e juntos eles procuram Cora Fisher, uma bruxa e ex-namorada de Tom.
Quando eles encontram sua casa vazia, Tom compartilha seu sombrio passado secreto: ele uma vez fez um pacto com uma entidade sinistra, o Homem Torto, que lhe deu um "osso da sorte". Agora, Tom está determinado a confrontar o Homem Torto.
O filme foi lançado nos Estados Unidos diretamente para VOD (video on demand) e arrecadou pouco mais de 1,5 milhão de dólares, recebendo críticas mistas. Alguns pais dão Legos aos seus filhos, não reboots.
"Eu sou à prova de fogo. Você não."
Hellboy se destaca (muito alto) como um dos personagens mais únicos e duradouros (todos esses reboots!) dos quadrinhos modernos, misturando folclore, mitologia e humor sombrio em uma narrativa convincente que ressoou com os fãs por décadas. A jornada de Hellboy de um demônio invocado para provocar o apocalipse a um herói relutante que luta para proteger a humanidade é de constante crescimento, autodescoberta e, em última análise, redenção. Suas batalhas contra forças das trevas, tanto sobrenaturais quanto pessoais, refletem temas mais profundos de identidade, destino e o poder da escolha.
Ele se recusa a ser definido por suas origens e escolhe seu próprio caminho, provando continuamente que a teimosia e a paixão por cerveja não são apenas traços humanos.
Seja por sua icônica pele vermelha, seus relacionamentos em constante evolução com amigos como Abe Sapien e Liz Sherman, o mundo de Hellboy é rico em intriga, perigo e profundidade emocional.
E que melhor maneira de homenagear um personagem e um mundo tão icônicos do que com as obras de arte da Iron Studios.
Assim como todas as adaptações midiáticas apenas expandiram o universo de Hellboy, explorando novas camadas e adicionando profundidade às histórias, a Iron Studios traz nosso bom demônio em muitas versões, da Legacy Replica, à Art Scale e até mesmo uma versão MiniCo, para que sua família religiosa não o deserdar por ter um demônio em sua prateleira em vez de um elfo!
Mas lembre-se, embora as estátuas tenham formas fáceis de pagamento, elas não são à prova de fogo!