
Dr. Henry Walton Jones Jr., também conhecido como Indiana Jones, é talvez o arqueólogo mais famoso de todos os tempos, mesmo sendo fictício! O personagem principal da franquia Indiana Jones, ele foi criado por George Lucas e foi fortemente baseado em Harry Steele, de Charlton Heston, um aventureiro em busca de um antigo artefato Inca no filme O Segredo dos Incas de 1954.
O amado personagem foi apresentado em todos os tipos de mídia, desde filmes, programas de TV, livros, quadrinhos, videogames e até atrações de parques temáticos!
A franquia Indiana Jones cativou o público por décadas com suas aventuras emocionantes, personagens icônicos e muitos momentos memoráveis e citáveis. Do primeiro filme lançado em 1981 ao aguardado Indiana Jones 5, esta série deixou uma marca indiscutível no cinema global.
Vamos mergulhar em algumas curiosidades fascinantes e fatos divertidos sobre nosso arqueólogo e caçador de relíquias favorito!
Não são os anos, querida, é a quilometragem!
A primeira aparição de Indy foi em 1981 em Os Caçadores da Arca Perdida, seguido por Indiana Jones e o Templo da Perdição em 1984, e depois em 1989 veio Indiana Jones e a Última Cruzada. Não sendo sua última cruzada de fato, a franquia continuou em 2008 com Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal e terminou (talvez?) com Indiana Jones e o Chamado do Destino em 2023.
O personagem também foi apresentado em um programa de TV chamado As Crônicas do Jovem Indiana Jones, que foi ao ar de 1992 a 1996 e estrelou diferentes atores interpretando Indy em diferentes idades ao lado de Harrison Ford.
Os Caçadores da Arca Perdida teve o "Indiana Jones" adicionado ao início do título apenas após o lançamento de suas continuações. Foi adicionado ao Registro Nacional de Filmes pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em 1999. Filmes são escolhidos por serem "cultural, histórica ou esteticamente significativos". É o único filme da franquia a ser incluído e também o único filme de Indiana Jones a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.
Boas datas
Quando um de seus filmes estava prestes a estrear, George Lucas tirou férias para escapar do burburinho. Quando Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança estava prestes a estrear em 1977, Lucas foi para o Havaí e foi acompanhado por ninguém menos que Steven Spielberg. Spielberg confessou ao amigo que sempre quisera dirigir um filme do 007, e Lucas respondeu que tinha uma ideia melhor: um filme de aventura chamado Os Caçadores da Arca Perdida. Após a viagem, eles se reuniram com Lawrence Kasdan para escrever o roteiro e, assim, nasceu o maior filme de aventura de todos os tempos.
Coincidentemente, quando Melissa Mathison foi visitar seu marido, Harrison Ford, no set de Os Caçadores, ela e Spielberg começaram a escrever um roteiro durante os intervalos das filmagens. Esse roteiro acabou se tornando outro fenômeno chamado E.T. o Extraterrestre, que saiu apenas um ano depois de Os Caçadores.
Ah, ser uma mosca na parede dessas conversas…
Indy, por que o chão se move?
Falando em cobras, talvez uma das cenas mais icônicas da franquia seja no primeiro filme, quando Indy se depara com seu maior e provavelmente único medo: cobras!
[Inserir cena do filme onde as cobras aparecem]
Felizmente, Ford não compartilha a fobia do personagem, porque quase dez mil cobras foram usadas para as cenas dentro do Poço das Almas, entre outras… coisas.
O plano inicial era usar cobras mecânicas, mas elas não pareciam realistas o suficiente. E como, aparentemente, 10 mil cobras não eram suficientes para encher o cômodo, eles também usaram lagartos de vidro que parecem cobras. Quando isso ainda não era suficiente, Spielberg mandou cortar várias mangueiras e as jogou junto na mistura.
As cobras vinham de diferentes locais e as únicas cobras venenosas eram as cobras-rei, mas isso não impediu que uma píton mordesse um membro da equipe. Felizmente, nenhum deles ficou ferido.
Uma cobra altamente perigosa tentou borrifar veneno em Harrison Ford, mas medidas de segurança foram tomadas e havia uma folha de vidro separando a estrela do réptil.
No terceiro filme da franquia, Indiana Jones e a Última Cruzada, a produção teve que recriar um feito semelhante quando Indy e seu pai, Dr. Henry Jones Sr. (interpretado por Sean Connery) entram nas catacumbas e se deparam com milhares de ratos.
Os cuidadores de animais tiveram que criar os ratos, cultivando mais de dois mil deles desde o nascimento para que não fossem infectados com doenças ou vírus. Novamente, Harrison Ford não se incomodou, pois tinha ratos de estimação quando era um conselheiro adolescente da natureza.
Nosso herói não é apenas corajoso nos filmes, mas também na vida real!
Indiana Jones e o Templo dos Cães
Aparentemente, os animais foram de suma importância na criação de Indiana Jones. Não apenas nos filmes, mas também nos nomes dos personagens!
George Lucas tinha um cachorro chamado Indiana e no terceiro filme Henry Senior até brinca com Indy sobre as origens de seu apelido, dizendo que veio de um cachorro!
Mas não foi apenas Indiana. No segundo filme, O Templo da Perdição, a paixão de Indy, Willie Scott (interpretada por Kate Capshaw), foi nomeada em homenagem ao cocker spaniel de Spielberg. Da mesma forma, Short Round (interpretado por Ke Huy Quan) era o nome dos cães dos outros escritores. Então, todos os três personagens foram nomeados em homenagem a adoráveis animais de estimação!
Mas Indy não foi o único personagem que o cachorro Indiana inspirou. Quando Lucas viu sua esposa dirigindo com o cachorro no banco do passageiro, ele se inspirou para outro personagem envolvendo Harrison Ford. Você consegue adivinhar qual? Deixe-me dar uma dica: Nunca me diga as chances!
Indiana Jones e as Guerras das Estrelas
Mesmo antes da The Walt Disney Company comprar a Lucasfilm em 2012, Indiana Jones já estava prestando homenagem a outro universo criado por George Lucas.
Em Os Caçadores, você pode ver R2-D2 e C-3PO como hieróglifos no Poço das Almas. Mesmo antes disso, no avião em que Indy escapa no início do filme, você pode ver as marcações "OB-CPO", uma referência a Obi-Wan Kenobi e C-3PO.
Em O Templo da Perdição, a boate de onde Indy e Willie escapam no início do filme é chamada de "Club Obi-Wan".
Em O Reino da Caveira de Cristal, Indy realmente diz a famosa frase de Han Solo: "Tenho um mau pressentimento sobre isso."
Você havia notado algum desses easter eggs?
Eu não sei, estou inventando enquanto faço
Outra cena icônica só aconteceu por causa do que é chamado na indústria de "erro feliz".
Filmar Os Caçadores da Arca Perdida na Tunísia provou ser muito desafiador, e em algum momento quase todos no elenco e na equipe ficaram doentes, incluindo Harrison Ford.
Na famosa cena em que Indy, em vez de enfrentar um espadachim extravagante segurando uma cimitarra, decide simplesmente atirar nele, ele deveria chicotear a espada da mão do atacante. Mas Ford estava muito doente e, após algumas tentativas sem sucesso, ele deu a ideia a Spielberg, que imediatamente concordou.
Estátua Indiana Jones - Indiana Jones - Legacy Replica 1/4 - Iron Studios
Indiana Jones e o Reino das Vestes
Talvez a coisa mais memorável da franquia, o que faz de Indiana Jones o ícone que ele é, sejam as roupas.
A figurinista Deborah Nadoolman baseou o traje de Indy, a jaqueta e o fedora, em O Segredo dos Incas.
O famoso chapéu veio da chapelaria Herbert Johnson em Londres. Era chamado de modelo "poeta". Nadoolman disse que o torceu e virou e que ela e Ford se sentaram nele para que parecesse envelhecido e usado.
As botas são o modelo 405 Work Boots da Alden Shoe Company de Massachusetts. Até hoje, elas são anunciadas e vendidas como "botas Indy".
A jaqueta de couro também era nova e teve que ser "destruída" pelo departamento de figurino. Havia cerca de dez jaquetas para serem usadas.
Indiana Jones e o Chamado do Legado
O legado de Indy é inegável. Os Caçadores foi o filme de maior bilheteria de 1981 por uma ampla margem, e a franquia tem um sucesso de bilheteria de mais de um bilhão de dólares.
Das selvas profundas da América do Sul às tumbas perdidas do Egito, todos já ouviram falar do herói arqueólogo que usa chicote.
Entre muitos feitos, o segundo filme da franquia até conseguiu criar uma nova forma de classificação, o PG-13!
Para homenagear tal história, a Iron Studios traz para você artefatos raros dignos de grandes aventuras! Então pegue seu chapéu, botas, jaqueta de couro e um chicote, e garanta essas relíquias antes que Belloq as consiga!