O Maravilhoso Multiverso da Marvel

20 de setembro de 2025

A Timely Comics foi fundada por Martin Goodman em 1939. Em 1951, tornou-se Atlas Comics. Em 1961, com a publicação de O Quarteto Fantástico, a era Marvel começou oficialmente.

No entanto, foi realmente quando Goodman decidiu contratar o primo de sua esposa, Stanley Lieber, como assistente de escritório, que o destino dos quadrinhos mudaria para sempre. Goodman não sabia que aquele adolescente, acompanhado por artistas como Jack Kirby, Steve Ditko e muitos outros, revolucionaria o mundo dos quadrinhos e filmes como o conhecemos.

Um fenômeno cultural, a Marvel nos levou a uma jornada onde pessoas comuns se tornam heróis extraordinários. Nas seções a seguir, mergulharemos nas histórias por trás dos personagens memoráveis, nos criadores que os trouxeram à vida e na evolução do Universo Cinematográfico Marvel. Descubra os segredos de como as histórias atemporais da Marvel moldaram não apenas os quadrinhos, mas toda a indústria do entretenimento.

Fique conosco e explore o legado que continua a inspirar fãs por gerações.

Começos humildes

As histórias em quadrinhos nem sempre foram tão populares. Eram vistas como infantis e uma forma de arte menor. Tanto que no final de 1941, quando Stanley Lieber passou de office boy a editor interino, ele decidiu escrever sob um pseudônimo, para que um dia, quando escrevesse um "livro de verdade", ninguém associasse seu nome aos quadrinhos. O pseudônimo que ele escolheu é um nome que conhecemos e respeitamos muito bem: Stan Lee.

Stan Lee serviu nas forças armadas por 3 anos, de 1942 a 1945, um período em que nunca parou de escrever para a Timely Comics. Ele quase se meteu em apuros com o exército, invadindo uma caixa de correio para recuperar seu trabalho e não perder um prazo.

Após a guerra, em meados da década de 1950, Lee estava escrevendo todos os tipos de gêneros de histórias para a empresa agora conhecida como Atlas Comics. E embora a Timely Comics já tivesse tido sucesso com publicações de super-heróis, como Marvel Comics #1, que apresentou o Tocha Humana e Namor, o Príncipe Submarino, e Captain America Comics #1, que vendeu perto de 1 milhão de cópias, seria apenas na próxima década que Stanley solidificaria sua posição como escritor de quadrinhos de super-heróis.

Era de Ouro da Marvel Comics

No final dos anos cinquenta, a DC Comics reviveu a narrativa de super-heróis e Martin Goodman encarregou Lee de criar uma nova equipe de super-heróis. Lee, que havia se tornado insatisfeito com sua carreira, seguiu o conselho de sua esposa e tentou escrever histórias com as quais ele, e um público mais velho como ele, pudessem se identificar melhor.

Antes, os super-heróis eram um ideal de pessoas perfeitas, sem problemas reais. Stan Lee os tornou humanos.

Lee e o artista Jack Kirby, que teriam uma parceria prolífica por muitos anos, criaram juntos pela primeira vez em 1961, com a primeira edição de O Quarteto Fantástico #1. Isso mudou fundamentalmente a forma como os super-heróis eram vistos. O grupo não escondia suas identidades, pelo contrário, buscava fama e reconhecimento, às vezes egoisticamente. Eles não eram idealisticamente bonitos, havia um "monstro" na equipe. Eles brigavam entre si, tinham mau humor, podiam ficar doentes, ou se apaixonar, ou sentir vergonha, raiva e tristeza. Eram pessoas como você e eu, mas com superpoderes.

O Incrível Homem-Aranha

A abordagem naturalista de Lee para os super-heróis é evidente, em particular, na publicação de maior sucesso da Marvel: o Homem-Aranha. Peter Parker é um adolescente comum enfrentando lutas típicas como a auto-dúvida, paixões do ensino médio e empregos de meio período — ao lado de seus poderes de aranha nada normais.

O Homem-Aranha não é apenas famoso nas páginas dos quadrinhos; ele foi adaptado para infinitos tipos de mídia, incluindo até um musical.

Embora a Sony Pictures Entertainment tivesse os direitos audiovisuais do Homem-Aranha até 2016, isso nos deu grandes adaptações, como a série de TV animada do Homem-Aranha, que mesmo antes da Marvel começar a explorar o multiverso nas telas de cinema, nos trouxe o meme viral de diferentes versões do Aranha apontando um para o outro.

Uma cena tão icônica que os fãs esperavam que fosse imitada em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, quando trouxeram Tobey Maguire e Andrew Garfield para reprisar seus papéis como nosso herói vizinho favorito.

Vingadores, avante!

Stan Lee cocriou o Homem-Aranha junto com Steve Ditko, assim como o Doutor Estranho. Trabalhando novamente com Kirby, eles são responsáveis por pilares de super-heróis como o Hulk, Thor, Loki, Homem de Ferro e os X-Men.

Lee e Kirby reuniram seus novos personagens para formar uma equipe de super-heróis que você definitivamente já ouviu falar: Os Vingadores. Além disso, eles também reviveram personagens clássicos como Namor e o Capitão América.

Estátua Capitão América Deluxe - Infinit Gauntlet Diorama - BDS Art Scale 1/10 - Iron Studios

Nas telas de cinema, os Vingadores foram, como o Hulk gosta de dizer, um sucesso estrondoso, graças à visão de um produtor chamado Kevin Feige.

Feige foi nomeado produtor associado no primeiro filme dos X-Men devido à sua "natureza de fã da Marvel" e até impressionou o próprio fundador da Marvel Studios, Avi Arad. Trabalhando como segundo em comando de Arad, Feige percebeu que, embora Blade, Homem-Aranha e os X-Men fossem licenciados para diferentes estúdios, a Marvel ainda possuía os direitos dos Vingadores. Feige vislumbrou unir esses personagens em um universo compartilhado, assim como Lee e Kirby haviam feito. Feige honrou seu legado e é presidente da Marvel Studios desde 2007.

Dos cinco filmes de super-heróis de maior bilheteria de todos os tempos, os filmes dos Vingadores ocupam as duas primeiras posições, com a terceira pertencendo a Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e a quarta e quinta posições voltando para os Vingadores.

Em sexto lugar, temos o primeiro super-herói negro dos quadrinhos com seu filme homônimo, Pantera Negra, que também foi o primeiro filme de super-herói a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Filme e o primeiro filme da Marvel a ganhar algumas categorias.

Em sétimo lugar, surpreendentemente para um filme com classificação R, temos o que Kevin Feige chamou de primeiro filme da "Era Mutante" do Universo Cinematográfico Marvel, Deadpool & Wolverine.

Estátua Deadpool - Deadpool & Wolverine - Art Scale 1/10 - Iron Studios

O Universo Cinematográfico Marvel

Conhecido como MCU, a série de produções audiovisuais da Marvel Studios inclui não apenas as telas de cinema, mas também programas de TV, curtas-metragens, séries digitais e muito mais. Assim como o Universo Marvel dos quadrinhos, o MCU cruza personagens, elementos de enredo e linhas do tempo.

Os filmes são lançados no que são chamadas de "fases", sendo as três primeiras fases conhecidas como A Saga do Infinito e as três fases seguintes A Saga do Multiverso. O primeiro filme do Homem de Ferro iniciou a fase um, Homem de Ferro 3 deu início à fase dois, a fase três começou com Capitão América: Guerra Civil, Viúva Negra foi o primeiro filme da fase quatro, a fase cinco começou com Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e a fase seis começará com O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, com lançamento previsto para 2025.

Com um grande legado vêm grandes colecionáveis

A Marvel nos leva a aventuras incríveis através dos multiversos há quase um século. Seu legado e influência são imensuráveis e inegáveis. Mas se há apenas uma lição que podemos tirar do(s) livro(s) de Stan Lee é que o que nos torna verdadeiramente super poderosos é nossa humanidade.

E para honrar isso, a Iron Studios tem uma equipe verdadeiramente super de pessoas super talentosas trazendo o melhor do multiverso diretamente para sua prateleira. Nossas estátuas são obras de arte não apenas porque têm autenticidade e exclusividade garantidas, mas também porque são esculpidas, moldadas e pintadas à mão por humanos verdadeiramente poderosos (e responsáveis).

Não há equipe como a equipe da Iron Studios. E se você gostaria de fazer parte dela, assim como Wade Wilson gostaria de fazer parte dos Vingadores um dia, você não precisa ser mordido por uma aranha radioativa ou experimentar raios gama (por favor, não tente isso em casa!).

Tudo o que você precisa fazer é vir e garantir a estátua do seu super-herói favorito, com métodos de pagamento simplificados. Mas seja rápido como o Mercúrio, porque não podemos congelar o tempo antes que eles acabem.

Chamando todos os fãs da Marvel: Nerds, avante!

Voltar para o blog